AUNCIE AQUI

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Maioria dos aprovados pelo Sisu na UFRN reside no Rio Grande do Norte

88,2% dos candidatos que passaram na universidade moram no estado.
Quem não obteve êxito pode se inscrever no Sisu do segundo semestre.

Caroline Holder Do G1 RN

Dados do Sisu na UFRN (Foto: Caroline Holder/G1)Dados do Sisu na UFRN (Foto: Caroline Holder/G1)
Dos 1.395 aprovados no Sisu - Sistema de Seleção Unificado - na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1.231 declararam que residem no estado, como divulgou a Pró-reitoria de Graduação da instituição. Os demais, 164, são oriundos de outras partes do país, sendo a maioria destes de São Paulo.
"O grande temor dos candidatos era de que a maioria dos aprovados fosse de fora do RN. Mas isso não aconteceu. O Sisu é uma forma positiva de ingresso no sistema federal, uma vez que permite a opção de estudar em qualquer unidade do Brasil. Contudo, muitos ainda preferem ficar perto da família e não ter gastos com a vida em outros estados", declarou Adelardo Medeiros, pró-reitor adjunto de graduação.
Para o primeiro Sisu do ano, com entrada no primeiro semestre de 2013, a UFRN disponibilizou 1.395 vagas, divididas em 55 cursos de graduação. Os líderes em concorrência, como medicina e direito, não foram incluídos nesta primeira etapa. Como possuem duas entradas por ano, a primeira foi exclusivamente por meio do vestibular, e a segunda, em julho, será através do Sisu.
Adelardo Medeiros (Foto: Caroline Holder/G1) 
Adelardo Medeiros (Foto: Caroline Holder/G1)
"Os candidatos têm três chances de entrar na UFRN: o vestibular, o Sisu do primeiro semestre e o segundo que será no meio do ano. A nota do Enem vale para os dois processos do Sisu, organizado pelo Ministério de Educação", afirmou Adelardo.
Os aprovados deverão realizar o cadastramento na UFRN nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Quem não comparecer à universidade estará abrindo mão da vaga, a qual será disponibilizada para a segunda chamada, a ser realizada nos primeiros dias de fevereiro. Caso ainda sobre, a universidade fará uma terceira e última chamada. "É de extrema importância que o aprovado faça o recadastramento, sob pena de perder a vaga", acrescentou Adelardo.
Os candidatos cotistas devem apresentar os documentos que comprovem a reserva de vaga, como histórico escolar da rede pública de ensino, comprovantes de renda e de etnia, este último é uma declaração feita pelo próprio candidato. "O candidato que se declarou negro, pardo ou índio não precisa provar a cor. Basta se declarar. Corresponde a forma como ele se reconhece", enfatizou o pró-reitor.

Confira aqui o edital completo do cadastramento na UFRN com a documentação necessária para as matrículas.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

 

0 comentários:

Postar um comentário