Primeiros Passos
O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta
ocorreu em 1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich von Drais
adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu
a “Draisiana”, bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto
entre Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15 km/h, o
primeiro “recorde ciclístico”. Os modelos de Drais se caracterizavam por
uma série de acessórios.
Mas foi em 1820 que deu-se o grande passo da história ciclística:
o escocês Kikpatrick McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas,
ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um
pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca a avanço da roda
traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo
francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas
traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o
invento ficou conhecido como “Velocípede”.
Progresso
Com o crescimento do número de entusiastas, as autoridades, de Paris
principalmente, por volta de 1862, são obrigadas a criar caminhos
especiais para os velocípedes nos parques, para que se não se
misturassem com charretes e carroças. Surgiram, assim, as primeiras
ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística: Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.
História
Estas são as principais datas da história da bicicleta:
1790 – O conde francês Mede de Sivrac idealiza o celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).
1816 – O barão alemão Karl Friedrick Christian
Ludwing van Sauerbroun Drais, nascido em Baden, instala o guidão no
“celerífero” e cria a “draisiana”.
1818 – A 5 de abril, o barão Drais apresenta seu
invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o
trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15 km/h.
1820 Draisiana Infantil (primeira infantil do Mundo)
1840 – O escocês Kirkpatrick McMillan adapta duas
bielas ao eixo da roda traseira, que serviam como pedias. No entanto,
havia desconforto na pedalada e dificuldade de equilíbrio.
1855 – O francês Ernest Michaux e seu filho, de
apenas 14 anos de idade, adaptam pedais à roda dianteira do velocípede,
veículo que tinha como grande problema o elevado peso de 45 quilos.
1868 1ª Prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint’ Cloud Paris. 1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de novembro.
1875 – Nasce a primeira fábrica de bicicletas do
mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de
140 bicicletas por ano. Cada uma era vendida, na época por um
exorbitante: 450 francos.
1877 – Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes multiplicava o giro da roda dianteira.
1880 – Vicent, parisiense, controi a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.
1884 – Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.
1884 – Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.
1885 – Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones,
realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos. Nessa
época, os intelectuais comentavam ser a bicicleta “mais sedutora que uma
mulher”.
1887 - Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.
1891 - O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1887 - Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.
1891 - O francês Michelin lança o pneu desmontável.
1895 – No dia 9 de outubro toda a cidade de Milão
aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que retorna do “Tour do Círculo
Polar Ártico”.
A partir daí, sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como câmbio, roda livre e tubular.
A roda livre foi criada para oferecer maior conforto ao ciclista em
ação, permitindo interromper a pedalada especialmente em descidas, em
trajetos com vento a favor e em alguns momentos de calma na corrida.
O tubular é constituído por um invólucro de borracha e tela de Nylon
ou seda, em forma de tripa, com uma câmara de ar em seu interior e uma
válvula. Esse conjunto é costurado na parte interna e protegido por uma
faixa de Tecido de Algodão.
O câmbio velocidade, permite o aproveitamento de várias engrenagens e
com isso imprimir maiores velocidades. É a última que aperfeiçoou
tecnicamente a bicicleta e o fator mais importante desse progresso
técnico.
Dessa forma, até os nossos dias, a bicicleta vem sendo aperfeiçoada, em relação aos materiais empregados, aos vários tipos relacionados com as modalidades, etc.
Unidos pela bike – Nasceu assim, o que imediatamente foi chamado:
Ciclismo: “A máquina, que unida à maravilhosa natureza do homem ganha
tempo e espaço”.
Foi a Inglaterra, o primeiro país que promoveu uma regulamentação
ciclística, criando o “Bicicle Union”. Na Itália, a legislação sobre o
ciclismo surgiu 5 anos mais tarde, com a criação da União Velocipedista
Italiana.
Em 1892 na Europa foi constituída a Internacional
Cyclist Association e teve sua sede em Londres, agrupando as Federações
Nacionais, dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha,
Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros atos da ICA, foi a
criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até
então promovidas por entidades particulares.
Porém, somente em 1886, graças a alguns ingleses, foram organizados
os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização
mais séria, na cidade de Leicester. Em 1893 devido a uma polêmica com os
órgãos italianos, se fez nascer a atual UCI, União Ciclística
Internacional.
http://www.vocesabia.net
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