AUNCIE AQUI

sábado, 19 de janeiro de 2013

'Super porca' dá à luz 27 filhotes em fazenda no interior de SP; veja vídeo

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Segundo criador, foi o dobro do que o animal costuma gerar normalmente.
Para especialista, 'evento foi único, controlado e ditado pela genética'.

 

Um caso raro da natureza aconteceu na zona rural de Jacareí, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (18). Uma porca deu à luz 27 filhotes, seis deles nasceram fracos e morreram. Segundo o criador, a gestação da porca parecia normal até a última quinta-feira (17).

Só que dessa vez primeiro ela pariu 13 e depois de algumas horas mais 14, o dobro do esperado, já que normalmente o animal desse tipo tem de 10 a 14 filhotes. “Tem uns 30 anos, eu nunca vi isso aí até hoje. Sempre ela paria 12, 13, até 14 ela chegou a parir, mas essa quantidade eu não tinha visto até agora. Estava com a barriga normal, nem suspeitei”, contou o criador do animal, Manoel Benedito.
O caso é realmente raro, de acordo com o médico veterinário João Mattos. “Uma porca só dar 27 leitões é muito pouco comum até porque o número de mamas está na faixa de 12, 14, depende da fêmea. Então, normalmente elas fazem um parto com esse número de filhotes. Às vezes, um pouco a mais, sempre com dificuldade de levar a criação desses filhotes até o fim. A gente imagina que tenha acontecido um evento único, controlado e ditado pela genética”, disse.
O criador afirmou ainda que não fez nenhum tipo de inseminação artificial e que tudo foi natural. Agora, ele vai se revezar com a filha para alimentar alguns leitões usando mamadeiras.

Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.

Veja > Vídeo

0 comentários:

Postar um comentário