AUNCIE AQUI

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Facebook anuncia novo sistema de buscas na rede social

Nova ferramenta traz resultado por 'curtidas', fotos, vídeos e interesses.
Segundo Zuckerberg, sistema ajuda a responder questões específicas.



Do G1, em São Paulo

1 comentário


O Facebook anunciou nesta terça-feira (15), durante evento na sua sede em Menlo Park, na Califórnia, um novo sistema de buscas que mostra resultados baseados em conteúdos que o usuáiro curtiu ('Likes', em inglês), músicas, lugares, vídeos, fotos e interesses. Segundo Mark Zuckerberg, presidente-executivo da empresa, a ferramenta ajuda a responder perguntas específicas como "Quem são meus amigos em San Francisco?".
Mark Zuckerberg fala sobre a nova ferramenta de buscas do Facebook (Foto: Robert Galbraith/Reuters)Mark Zuckerberg fala sobre a nova ferramenta de buscas do Facebook (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Chamado "Graph Search" (“Busca Social”, em português), o novo sistema do Facebook não é uma busca na internet, como o Google, mas nas informações do "gráfico social", que está sempre expandindo com novas pessoas, conteúdo e conexões. "Já são mais de 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões".
Diferente da busca na web, que fornece os resultados por palavras-chave, a busca social combina frases, como "meus amigos em Nova York curtem o Jay-Z", para procurar por grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook. Conforme a companhia, no futuro também será possível buscar em posts e comentários.
Busca social mostra fotos dos amigos antes de 1999 após pesquisa na ferramenta (Foto: Divulgação)Busca social mostra fotos de amigos antes de 1999 após pesquisa na ferramenta (Foto: Divulgação)
A "busca social", que irá aparecer como uma barra de pesquisa no topo da página do Facebook, entra no ar nos próximos dias em uma versão beta limitada, inicialmente nos Estados Unidos. A rede social informou que há planos de implantação do serviço em outros idiomas nos próximos meses, mas ainda sem data definida. Usuários nos EUA podem se cadastrar na lista de espera para testar o sistema neste link.
Segundo o Facebook, o novo sistema permite cruzar pesquisas como "pessoas que curtiram uma página e visitaram o museu Moma". Ao digitar, por exemplo, "pessoas que gostam de fazer caminhadas", o site mostra os resultados de "Likes" e fotos neste tema.
"Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado”, disse Zuckerberg no início do evento. O executivo explicou que existem dois serviços que ajudam a deixar o mundo mais conectado: aquele que conecta os usuários com pessoas que eles já conhecem, e aquele que os ajuda a fazer novas conexões. Conforme o Facebook, a “busca social” ajuda as pessoas a fazer novas conexões.
Privacidade
Zuckerberg disse que a busca social foi construída com a privacidade em mente. "A maioria do conteúdo no Facebook não é público. A 'busca social' é uma maneira de encontrar coisas que foram compartilhadas com você”, disse o executivo. A empresa ressaltou que conteúdos colocados como “privados” não irão aparecer nos resultados das buscas "Você pode ver somente aquilo que você já poderia visualizar em outros lugares no Facebook", disse a rede social.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

0 comentários:

Postar um comentário